ESTUDO E REFLEXÃO DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA- TEA NA ESCOLA.

Na busca por uma educação mais inclusiva e de qualidade, a Unidade da Educação Inclusiva-SEMED, promoveu um ciclo de formação voltado para educadores e profissionais com o tema Estudo e Reflexão da Criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA)na Escola.
O evento foi realizado no dia 10 de fevereiro nas dependências da escola Governador Ângelo Angelin, com as formadoras Professora/ Psicopedagoga Lucivete Alves e a Psicóloga Tânia Kungel, tendo como público alvo os profissionais do AEE, Orientador Escolar, Psicopedagogo, profissional de Apoio (cuidador, mediador) da rede Municipal de Educação.
Durante a formação, foram abordados temas como as características do TEA, estratégias de ensino personalizadas e a importância da criação de um ambiente escolar acolhedor. Foi enfatizado a importância de reconhecer as singularidades de cada criança: Cada aluno com TEA possui um conjunto único de habilidades e desafios. É fundamental que os educadores estejam preparados para adaptar suas abordagens e criar um espaço onde todos se sintam valorizados e respeitados.
Os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar dinâmicas que simularam as experiências de crianças com TEA, promovendo uma reflexão profunda sobre a empatia e a importância da inclusão.
A formação também enfatizou a necessidade de um trabalho colaborativo entre escola e família. A troca de informações e experiências entre educadores e pais é essencial para o desenvolvimento de estratégias que atendam às necessidades específicas de cada criança. A inclusão vai além da sala de aula. É um compromisso que envolve toda a comunidade escolar.
Ao final do evento, os participantes expressaram sua satisfação com o aprendizado adquirido e a importância da formação continuada e aprimorar aprendizagens e sua pratica diária.

 

Pular para o conteúdo